Em 2.011 vimos eclodir diversos movimentos populares pelo mundo. Em nosso país também pipocaram muitas mobilizações, inclusive as sindicais. O neoliberalismo, apregoado nos anos 90, levou o mundo finaceiro a diversas crises neste século. O desemprego e a retirada de vários direitos trabalhistas mobilizou a classe trabalhadora em muitos países, principalmente na Europa. A crise grega, espanhola e italiana está colocando o mundo em polvorosa e seus trabalhadores em constante mobilizações.
Ano passado, ao visitarmos uma de nossas escolas, deparamos com um colega não sindicalizado. Conversamos na possibilidade de o mesmo se filiar ao SINTED. Ele nos repondeu que não precisava disso porque "venceria sozinho" com um bom preparo. Esse colega faz parte da geração que cresceu com a mídia dizendo que os sindicatos são formados para manipular as pessoas e que todos devem vencer na vida galgando postos por meio da eficiência.
Sabemos que isso é perigoso porque estamos assistindo muitos trabalhadores "eficientes" serem mandados embora. Conhecemos ótimos funcionários que trabalharam anos em uma empresa e pouco antes de sua aposentadoria foram demitidos. Infelizmente, muitos de nossos colegas mais novos não enxergam as armadilhas do mercado. Pensam que sozinhos irão resolver seus problemas.
Temos obrigação de conversar com eles e tentar convencê-los de que precisamos nos unir e juntos lutar pelos nossos direitos, assim como vem ocorrendo pelo mundo afora. É claro que muitos erros foram cometidos e se cometem nos sindicatos. Mesmo assim, sem eles a nossa situação seria bem pior.
Colega! O sindicato sem você não existe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário