quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TRANSPARÊNCIA X CORRUPÇÃO

     Ontem e hoje participamos da primeira conferência feita em nosso município sobre a questão do desvio das verbas públicas. A palestrante, funcionária da Secretaria da Fazenda, fez um ótimo apanhado histórico sobre o nosso país, destacando muitos "estigmas" em relação aos brasileiros como: "não somos honestos", "isso não vai mudar nunca", "rouba mas faz", "é melhor pingar do que faltar", etc. Cobrou a presença dos dirigentes municipais responsáveis pelas finanças e disse que quando eles realizam obras de melhorias ou pagam seus funcionários em dia, nada mais fazem que a sua obrigação. Disse que devemos estar sempre acompanhando suas ações para que tenhamos noção de como estão gastando o nosso dinheiro, que recolhem dos diversos tributos.
     Formamos grupos de estudos para levarmos 20 propostas ao encontro estadual, com sugestões de medidas para melhor controle das contas públicas, como a criação de ONGs, acesso do povo às licitações, linguagem clara e acessível nas licitações e nos portais de transparência, cursos aos membros de conselhos (educação, saúde, meio ambiente, etc.), incentivo governamental para que pessoas da sociedade possam participar dos conselhos, explicação nos meios de comunicação sobre as ações governamentais. etc.
     Em nossa fala, também cobramos a presença das pessoas responsáveis pelas finanças municipais e expusemos que sempre isso acontece pelo país todo, ou seja, quando há discussões com a sociedade onde as cobranças são feitas, os que deveriam escutar nunca estão presentes. Também dissemos que apesar das dificuldades, estamos avançando e com certeza vamos chegar a um melhor direcionamento dos gastos públicos. ESTAMOS DE OLHO...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário