Hoje, a partir das nove horas, estivemos na escola municipal Ramez Tebet a pedido das colegas para esclarecimentos em relação a posses de concursos, a previdência própria, contagem de tempo de serviço e outros. Foram feitos muitos questionamentos, que foram respondidos pela nossa presidente, Maria Diogo, e pela nossa tesoureira e vice-presidente da FETEMS, Elaine de Sá Costa. Ao final, as colegas agradeceram, ficando satisfeitas com a nossa presença.
Este blog foi criado para divulgar ações do Sinted e políticas de qualquer natureza, bem como noticias de interesses da sociedade Treslagoense
sexta-feira, 27 de abril de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
APOSENTADAS COMEMORAM ANIVERSARIANTES DE JANEIRO A ABRIL
Nossas companheiras aposentadas "juntaram os pratos" para comemorarem as aniversariantes dos meses de janeiro a abril. A festa foi regrada a salgados, doces, bolos e refrigerantes. Elas o SINTED sorteou cinco vasos com flores entre as aniversariantes. Estamos programando uma viagem para o termas de Epitácio para o mês de agosto. Quem quiser participar, é só entrar em contato com a Arlinda e ver se ainda há vagas.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
ASSEMBLÉIA REGIONAL DA FETEMS
Ontem, o nosso auditório Élson Lot Rigo esteve lotado, quando da realização da primeira assembléia regional da nossa federação. Nosso presidente, o professor Roberto César, explanou de forma bastante tranquila os assuntos a serem debatidos. Entre eles, o que marcou a diferença foi a exposição sobre nossa participação na política nacional. Roberto disse que como educadores e formadores de opinião não podemos ficar alienados em relação ao que se passa na política municipal, estadual e federal. Segundo ele, a corrupção toma conta das três esferas de governo e que se não agirmos ela continuará. Disse ainda que devemos escolher candidatos que nos apoiam, que defendem nossas metas, independentemente de partidos. Para ele, os sindicatos devem promover a politização dos seus filiados sem se partidarizarem, ou seja, sem tomar posição partidária.
Outro destaque foi a negociação dos administrativos. A FETEMS está solicitando um reajuste em três etapas de 17%, para que possamos atingir o piso semelhante aos dos professores. Disse que há possibilidades de algum avanço. O problema é que o governador está bastante irritado com outra categorias que estão também negociando seus reajustes.
Houve alguns questionamentos, que foram prontamente respondidos por Roberto. Pelos comentários feitos por colegas durante a assembléia, ouvidos por alguns membros da nossa diretoria, podemos concluir que os companheiros ficaram bastante contentes com as falas do presidente da FETEMS.
II SARAU CULTURAL DA ESCOLA PADRE JOÃO THOMES
O desenvolvimento da arte e da cultura sempre trará benefícios para nossos alunos. Essa formação permite o desenvolvimento da contemplação, da meditação, da disciplina e dos sentidos.
Parabéns aos professores que incentivam essa modalidade cultural junto aos nossos educandos.
Parabéns aos professores que incentivam essa modalidade cultural junto aos nossos educandos.
terça-feira, 24 de abril de 2012
CPI TERMINA EM PIZZA?
Bob Fernandes, ex-articulista de Carta Capital, dia que "não é verdade que toda Comissão Parlamentar de Inquérito termina em pizza". fala ainda que "CPI não tem poder pra condenar e nem mandar prender". O Ministério Público, a polícia e o judiciário são os responsáveis pelas condenações e prisões.
Segundo o articulista os números de cassações e de renúncias por parte dos políticos demonstram que tem valido a pena sim a instalação das CPIs. Desde a Lei 9.840, de 2.000, já foram cassados no Brasil mais de 670 políticos municipais, centenas de deputados estaduais, quatro senadores e alguns renunciaram para não serem cassados, inclusive poderosos como ACM, Jáder Barbalho, Renan Calheiros e Joaquim Roriz. Tudo indica que o próximo será Demóstenes Torres.
Ele diz: "Hoje, o Brasil tem mais de 200 milhões de celulares e 80 milhões de usuários de internet. Só o Facebook e o Twitter juntos, tem quase 50 milhões de usuários. ... Pode a CPI do Cachoeira terminar em "Pizza? Claro que pode. Então, a ideia, a boa resolução é parar de falar em "Pizza" e ... ir à luta." ("Terra").
É isso aí! Temos que acompanhar e ver que as mobilizações sociais tem dado bons resultados.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
AMANHÃ: ENCONTRO COM A PREFEITA E ASSEMBLÉIA REGIONAL
Nesta terça, as 11 horas estaremos na Prefeitura Municipal para discutirmos com a prefeita alguns assuntos como a questão da previdência própria. Sabemos que o pessoal está aflito, nós também. Vamos ver se a prefeita nos dá uma resposta definitiva pois já estamos cansados desse "vai-e-vem". Isso desgasta a todos.
Às 15 horas e 30 minutos estaremos em nosso salão para a primeira assembléia regional da FETEMS, onde serão expostos diversos temas de nosso interesse como as negociações salariais e a 087.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
NÃO HAVERÁ MAIS ASSEMBLÉIA NA SEGUNDA-FEIRA, SÓ A REGIONAL
Como a FETEMS resolveu dar possibilidades para que todos pudessem participar da assembléia regional, suspendemos a nossa assembléia local para que escolhêssemos nossos delegados para a regional.
Melhor assim!
Melhor assim!
Marcadores:
cOMO A fetems RESOLVEU
PROPOSTA DA FETEMS PARA OS ADMINISTRATIVOS
Em 18/04 a nossa federação encaminhou ao governo a proposta de um reajuste de 17% para todas as tabelas e níveis dos colegas administrativos, bem como a correção de 5% para 15% na tabela do Pró-Funcionário.
O índice de reajuste proposto equivale a 1/3 do total necessário para se chegar ao piso equivalente ao do magistério. A FETEMS pretende que até o final deste governo consigamos atingir o piso com aumentos durante os próximos três anos, a partir deste.
Após o término das negociações salarias, serão retomadas as discussões sobre a 087.
A luta continua!
FIM DO IMPOSTO SINDICAL
A FETEMS está disponibilizando em seu site uma pesquisa a ser enviada ao Congresso Nacional para tentarmos acabar com o famigerado imposto sindical. Ele foi criado durante o governo Vargas como uma forma dele obter o controle sobre os sindicatos porque durante os anos 20 surgiram muitos movimentos de trabalhadores que reclamavam por direitos. Esse movimentos tinham influências dos movimentos anarquistas e socialistas que aconteciam na Europa.
As classes burguesas brasileiras estavam aflitas com a possibilidade de os movimentos dos trabalhadores ganharem força, daí a criação das leis trabalhistas durante o governo de Vargas. Getúlio é chamado de "O Pai dos Pobres", mas ele só tomou a iniciativa de atender aos pedidos dos trabalhadores devido aos movimentos realizados por eles. Não é de hoje que as nossas lutas ganharam força e conquistas. Nada vem de graça!
Acesse o site da FETEMS e vote pelo fim do imposto sindical!
ASSEMBLEIA REGIONAL DA FETEMS EM 24/04
Tendo em vista a 13ª Semana Nacional da Educação Pública promovida pela CNTE, a nossa federação estará realizando assembleias regionais em todas as regiões do estado. Em nossa cidade (mais Selvíria, Água Clara e Brasilândia) será no dia 24/04, no período vespertino, a partir das 15 horas e 30 minutos, em nosso salão.
|Os assuntos a serem discutidos na regional são o PNE, o PSPN, jornada de trabalho, fim do imposto sindical e negociação salarial dos administrativos.
Quem quiser ficar por dentro dos fatos de nosso interesse, é só participar.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
ENCONTRO DOS ADMINISTRATIVOS NA FETEMS
Durante dois dias (16 e 17) vários representantes dos administrativos, escolhidos em assembléia nos municípios, estiveram em nossa capital para participarem de uma série de palestras em nossa federação. Entre os assuntos abordados destacaram-se a promoção e progressão funcional, aposentadoria, CASSEMS e o Pró-Funcionário.
Segundo a nossa funcionária Eudália, que também foi ao encontro, as palestras foram bastante proveitosas e tiraram muitas dúvidas dos colegas. Entre elas, a questão de quem trabalha em mais de um emprego, explicado pela Drª Celina, funcionária do governo. Ela alertou que a Receita Federal está cruzando dados pelo CPF e quem for pego em mais de um cargo público poderá ser demitido (a).
Vale a pena participarmos das atividades sindicais, pois assim sempre vamos estar em dia com a nossa situação profissional.
15,8% DOS PROFESSORES ESTÃO FORA DE SALA E REJEITADOS
O Correio do Estado trouxe em sua edição de domingo último (15/04) uma reportagem sobre os professores readaptados. Três colegas de Campo Grande concederam a entrevista onde colocam as suas angústias mediante as doenças como o estresse e a depressão e mais ainda, com a desconfiança e o abandono por parte dos próprios companheiros de trabalho. Eles se sentem humilhados e rejeitados na escola. O jornalista comenta que durante a entrevista, na biblioteca, onde estava trabalhando um deles, uma servidora entrou e perguntou sobre a reportagem. Ao saber do teor, saiu sem ao menos falar com o professor, que chorou mediante tal situação. A SEC não quis comentar o assunto (normal!).
Isto vem confirmar o que já colocamos em nossas reuniões sobre o descaso e desavenças entre os próprios colegas. Se o governo não tomar atitudes no sentido de melhorar as nossas condições de trabalho, isso vai continuar e até mesmo piorar. Também é necessário que os (as) colegas enxerguem o companheiro como um ser humano e que necessita do nosso carinho. É incrível! Aqueles que deveriam dar exemplo de consideração e sabedoria tratam seus companheiros como se fossem "vadios", como disse Puccinelli.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
URGENTE! GANHAMOS A HORA-ATIVIDADE NO TJ
Acabamos de receber a notícia, via Maria Diogo, que ganhamos por unanimidade a questão dos 1/3 para hora-atividade. Foi dado o prazo de no máximo até 2.013 para que o governo estadual implante a Lei do Piso.
Segundo Diogo, o parecer nos dá a possibilidade de tentarmos a sua efetivação ainda este ano. Disse-nos ainda que a defesa feita pelo Dr. Ronaldo Franco foi espetacular, deixando o procurador do estado sem argumentos que pudessem contestar o nosso pleito.
Vencemos mais uma batalha!
terça-feira, 10 de abril de 2012
CONGRESSO PROMULGA PARIDADE PARA APOSENTADOS POR INVALIDEZ
Em sessão conjunta, no dia 05/04, Câmara e Senado aprovaram a mudança em uma das regras da Previdência Social: aquela que estabelecia a perda da paridade de reajustes salariais entre os aposentados por invalidez permanente e os servidores da ativa. Os entes federados terão 90 dias de prazo, a partir da data da promulgação da lei, para colocar em prática a mudança.
Serão beneficiados os aposentados que entraram no serviço público até dezembro de 2.003 e se aposentaram a partir de janeiro de 2.004. A mudança não tem efeito retroativo, ou seja, os salários serão corrigidos pelos governos a partir da data da sua aplicação.
É mais uma vitória de nossas lutas!
Serão beneficiados os aposentados que entraram no serviço público até dezembro de 2.003 e se aposentaram a partir de janeiro de 2.004. A mudança não tem efeito retroativo, ou seja, os salários serão corrigidos pelos governos a partir da data da sua aplicação.
É mais uma vitória de nossas lutas!
quarta-feira, 4 de abril de 2012
ASSEMBLÉIA NA FETEMS
Na quarta-feira da semana que vem estaremos participando de uma assembléia da nossa federação para recebermos os repasses sobre as mudanças da 087, o reajuste dos administrativos, discutirmos e votarmos os encaminhamentos a serem levados para o governo.
Tomara que tenhamos conseguido avançar em pontos importantes na lei, principalmente no que se refere aos colegas administrativos que há muito esperam por um bom plano de carreira.
Estaremos convocando uma assembléia para a rede estadual com a finalidade de retirar os delegados para a ida em Campo Grande.
HAPPY-HOUR DA PÁSCOA
Nesta quarta-feira estaremos promovendo mais uma edição do nosso já tradicional happy-hour mensal. Esta vez, é em comemoração à páscoa.
Convidamos todos os (as) colegas para participarem juntamente com seus familiares e amigos (as).
O som será por conta do Grupo do Monte.
Convidamos todos os (as) colegas para participarem juntamente com seus familiares e amigos (as).
O som será por conta do Grupo do Monte.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)