Como sabermos, a privatização das ferrovias brasileiras deu origem a um tremendo descaso e sucateamento do patrimônio ferroviário nacional. As ferrovias foram abandonadas em nosso país desde o crescimento da indústria automobilística. Foi um erro muito grande, já que o transporte ferroviário é bem mais barato, seguro e menos poluente que o rodoviário.
Durante o governo Geisel (regime militar) iniciou-se o projeto para a implantação da segunda maior reta ferroviária do muindo entre a nossa cidade e Campo Grande. Mas, devido a pressões das montadoras de veículos e a crise econômica, o projeto parou.
O governo Lula deu nova ênfase aos projetos ferroviários no país e hoje, ainda bem, a presidenta Dilma continua com o esforço de implementar o transporte ferroviário no Brasil, como acontece nos países desenvolvidos. Se lá dá certo, por que aqui não?
Assim, esperemos que saia realmente do papel a rede que ligará Dourados até Cascavel (PR) para o escoamento da produção agrícola do sul do estado, diminuindo o número de caminhões nas estradas e, consequentemente, o número de acidentes, além das vantagens já expostas.
Também há projetos para um ferrovia entre Aparecida do Tabuado e Bataguassu, passando por Três Lagoas, para escoar a produção do chapadão e leste do estado.
Apesar "deles", o Brasil avança! Poderia ir mais rápido se não fossem os corruptos (políticos) e corruptores (empresários).
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