Ontem, o nosso auditório Élson Lot Rigo esteve lotado, quando da realização da primeira assembléia regional da nossa federação. Nosso presidente, o professor Roberto César, explanou de forma bastante tranquila os assuntos a serem debatidos. Entre eles, o que marcou a diferença foi a exposição sobre nossa participação na política nacional. Roberto disse que como educadores e formadores de opinião não podemos ficar alienados em relação ao que se passa na política municipal, estadual e federal. Segundo ele, a corrupção toma conta das três esferas de governo e que se não agirmos ela continuará. Disse ainda que devemos escolher candidatos que nos apoiam, que defendem nossas metas, independentemente de partidos. Para ele, os sindicatos devem promover a politização dos seus filiados sem se partidarizarem, ou seja, sem tomar posição partidária.
Outro destaque foi a negociação dos administrativos. A FETEMS está solicitando um reajuste em três etapas de 17%, para que possamos atingir o piso semelhante aos dos professores. Disse que há possibilidades de algum avanço. O problema é que o governador está bastante irritado com outra categorias que estão também negociando seus reajustes.
Houve alguns questionamentos, que foram prontamente respondidos por Roberto. Pelos comentários feitos por colegas durante a assembléia, ouvidos por alguns membros da nossa diretoria, podemos concluir que os companheiros ficaram bastante contentes com as falas do presidente da FETEMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário