Hoje, 26/07, estivemos no Afonso Pena, por solicitação dos (as) colegas, para conversarmos sobre o planejamento online implantado pela Secretaria de Educação. A nossa presidente, Profª Maria Diogo, que esteve na sexta passada na FETEMS, assistiu a uma exposição feita pelo técnico da SED, onde ele ouviu as reclamações e disse que iria fazer alguns ajustes. Disse também que por enquanto a secretaria não abriria mão do plano quinzenal, pelo menos até o final do ano, quando iriam fazer uma avaliação dos resultados, mas que estaria aberto às possíveis sugestões. Falou que até agora não tinha recebido nenhuma reclamação ou propostas por escrito. Ressaltou que as "punições" foram convertidas em "notificações" que devem ser feitas pelos coordenadores escolares no sentido de o professor corrigir os possíveis erros. As punições ocorreriam somente no caso de o profissional se recusar a seguir as orientações da SED.
O Profº Roberto, presidente da nossa federação, pontuou a ele que deveria haver um procedssso mais democrático entre a secretaria e os profissionais. Que os técnicos deveriam ouvir os professores antes de implantarem as mudanças que julgarem necessárias para a melhoria do ensino, pois também queremos essas melhorias. Aproveitou e cobrou a implantação dos 1/3 da nossa hora-atividade, até para que os professores possam ter tempo de cumprir as metas estabelecidas pela secretaria. Roberval respondeu que isso era uma decisão que cabe ao governador, mas que a secretaria estaria já vendo essa possibilidade.
Resolvemos, então, fazer um documento bem embasado e comprometido com a realização do planejamento, propondo mudanças no sentido de melhorar a sua confecção e sua aplicação, passando pelo Colegiado Escolar para maior validade e força. A nossa presidente explicou que nesses casos (Secretaria-escola-pedagógico) a comunidade escolar teria mais força que a diretoria sindical. É claro que estaríamos ajudando na confecção do documento e em outras situações, se assim os (as) colegas entenderem. Pensamos que, se estamos brigando pela modernização da escola no PNDE, não podemos ser contra o planejamento online porque estaríamos entrando em contradição. O que podemos discutir é a maneira como ele foi e está sendo implantado. É o que estamos fazendo.
Estamos à disposição de outras escolas para acompanhar a iniciativa dos (as) colegas do Afonso Pena para que tenhamos mais força junto aos técnicos da SED.
Estamos à disposição de outras escolas para acompanhar a iniciativa dos (as) colegas do Afonso Pena para que tenhamos mais força junto aos técnicos da SED.
Lembramos que um dos meios de sermos valorizados é mostar a nossa DISPOSIÇÃO PARA AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS no sentido de avançarmos na melhoria do ensino público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário