quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CONCURSO DO ESTADO

FETEMS e SED definem edital de concurso do Magistério para 15 de fevereiro

Em 29/01/2013 19:55h

Diretoria da FETEMS reunida com Secretária da Educação nesta terça. 

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), se reuniu com a Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca, na tarde desta terça-feira (29) e definiu o lançamento do edital do Concurso Público para o magistério no dia 15 de fevereiro. 

A SED (Secretaria Estadual de Educação), faz uma pesquisa para estabelecer a quantidade de vagas puras e assim definir o número de vagas oferecidas no edital. “A FETEMS defende um mínimo de 1.700 vagas e a realização do concurso para esse primeiro semestre de 2013, já que no final do ano passado optamos pela realização do concurso de remoção, que já foi realizado. A realização do concurso público é o último ponto do Pacto de Valorização da Educação Pública que assinamos com o Governo do Estado”, disse o presidente da FETEMS, Roberto Botareli. 

O acordo firmado entre a Federação e o Governo do Estado em outubro de 2012 possibilitou a Unificação da Carreira dos professores e administrativos, Implantação de 1/3 de hora-atividade, Promoção Funcional,retirada da assinatura da ADIN 4848 e fez o governo cumprir a Lei do Piso na íntegra. 

A negociação para o edital do concurso dos funcionários administrativos da educação começa a ser definida a partir do mês de fevereiro. 

Outro ponto debatido na reunião, foi a questão de conceder preferência para o professor efetivo com carga horária de 20 horas em uma possível convocação para mais 20 horas. Ficou estabelecido entre a FETEMS e a SED, como critério preferencial a ausência de ocorrências administrativas registradas pela diretoria da unidade escolar em nome do professor e de afastamentos constantes, como por exemplo, licenças médicas repetitivas. 

A comissão de diretores da FETEMS solicitou a Secretária que realize eleições diretas nas escolas em que os diretores deixaram os cargos para assumirem cargos públicos. “O objetivo é que a eleição ocorra ainda no primeiro semestre e os diretores tomem posse no início do segundo semestre. É muito importante mantermos a participação direta e democrática do colegiado escolar na escolha dos gestores escolares”, afirma Jaime Teixeira, Diretor Financeiro da FETEMS. 

Também participaram da reunião a Secretária Adjunta da FETEMS, professora, Maria Ildonei de Lima Pedra e o Diretor de Políticas Municipais, Ademar Rosa Plácido.
Azael Júnior/FETEMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário