sábado, 12 de janeiro de 2013

LEONARDO BOOF - PARA PENSAR

TRECHOS DE UMA ENTREVISTA DE LEONARDO BOFF AO JORNAL BRASIL DE FATO (30-10-2.004)

- A paz e a democracia são sonhos possíveis (pergunta o jornal).
R- A paz e a democracia, por sua natureza, possuem forte densidade utópica. Quer dizer, são anseios que nunca vão se realizar plenamente na história. Nem por isso são destituídos de sentido. Os anseios, as utopias e os sonhos nos desinstalam, nos obrigam a caminhar e a buscar sempre novas formas de democracia e de paz. São como as estrelas. Nunca podemos alcançá-las. mas são elas que nos iluminam as noites e orientam os navegadores. Portanto, paz e democracia são sistemas abertos, perfectíveis e sempre aptos a novas incorporações e formas de realização.

- Para militantes e pessoas preocupadas em mudar a situação do mundo, que valores devem ser trabalhados e recuperados (pergunta).
R- Creio que todos os valores ligados a integração, à solidariedade, à participação, à construção coletiva, ao feminino e à dimensão espiritual da vida ajudam a elaborar um novo sonho de convivência humana. Em termos de virtudes, penso que se fazem imprescindíveis a hospitalidade de todos com todos, a convivência, o respeito, a tolerância, a comensalidade (comer juntos) e a paz (como meio e como meta).

Publicado aqui por Petrônio Filho.

3 comentários:

  1. As palavras de Leonardo Boff vem nos lembrar dos valores que faltam em nossa sociedade. Engraçado é que nós vivemos nos perguntando: O qe está acontecedo com nossas crianças? Com os nossos jovens? E... estamos nos esquecendo de perguntar o que está acontecendo com todos nós? Realmente, os ideais de paz, democracia, fé, solidariedade ... estão esquecidos e se procurarmos entre os professores ah... ai então a situação piora a cada dia. Vejo muitos professores jovens dizendo: "... essas coisas são obrigação da família, eu tenho é que passar o meu conteúdo! ". E assim caminha a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Ah... e só para complementar, se as palavras dos professores jovens são essas ai acima, em contrapartida, as palavras dos professores mais velhos são " ... ah... já fiz muito, já trabalhei por ideais, agora não faço mais nada!" Sinto muito , mas é a realidade!

    ResponderExcluir