quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ORIENTAÇÕES PARA REUNIÕES PEDAGÓGICAs


ORIENTAÇÕES PARA REUNIÕES PEDAGÓGICAS

Esta orientação sobre estratégias deverão ser adaptadas a realidade de cada Colégio, dando continuidade ao tratamento do tema com aprofundamento e descrição de algumas estratégias didáticas.
Roteiro de trabalho –( Apresentação em Power Point)
1º passo – Para abordar o tema é importante analisar as estratégias utilizadas pelo grupo de professores em cada um dos segmentos: observar se estão focadas no ensino, no professor, no método, nos alunos, etc.
2º passo – Solicitar aos professores que relatem quais as estratégias mais utilizadas em suas aulas e as consideradas mais eficazes. Essa atividade pode ser realizada em grupos compostos por professores de diferentes segmentos para troca de experiências.
3º passo – Rever as orientações sobre o planejamento e situar a estratégia didática como um dos momentos do planejamento.
4º passo – Apresentação das lâminas - Power Point para os professores.
Levantar questionamentos sobre o tema. Relacionar as estratégias com a concepção de ensino: Abordagem tradicional - foco no ensino (professor); Abordagem humanista - foco no aluno; Abordagem tecnicista, foco no método e se a Abordagem é sócio-interacionista, está na inter-relação dos componentes do processo educativo.
Através das informações da lâmina podem ser tratadas as dimensões que compõem a formação do professor. Lembrar que as dimensões não se restringem à formação acadêmica, mas a uma formação permanente em função do modelo de educação, escola e sociedade em que estamos inseridos.
Ao tratar da dimensão técnica é relevante falar da dimensão humana e política do educador. Exemplificar que, ao escolher uma forma de abordar um assunto, o profissional está fazendo também escolhas de como lidar com os alunos, e a sua atuação (ação, atitudes) refletem o seu posicionamento político. Ex. abordar um tema através de um estudo de caso requer um espaço para a participação dos alunos e a utilização de recursos que viabilizem a troca de experiências, a valorização de diferentes pontos de vistas, a problematização, a demonstração, a busca de solução etc. Toda ação educativa traz também uma intencionalidade de valores, ideologias, percepções que conduzirão a sua prática educativa. Então, podemos dizer o trabalho do professor, assim como o do aluno, é carregado de significados socialmente construídos e que serão determinantes em sua prática.
Situar a estratégia como um componente do planejamento, a sua importância e o seu conceito. Alguns autores utilizam a terminologia como estratégia de aprendizagem, outros estratégias de ensino e mais comumente os termos, estratégia didática, estratégia ou método. É importante ressaltar as estratégias como um caminho para aprendizagem de habilidades e competências, da organização de uma seqüência didática e como formas para problematizar, abordar, avaliar temas.
A escolha e uso da estratégia didática têm passos que, se seguidos, facilitarão o processo de ensino e aprendizagem. Nesse momento, falar das etapas do planejamento e a importância de escolher estratégias adequadas para cada momento. Através de estudos e pesquisas têm se constatado que a estratégia mais utilizada para a abordagem de conteúdo é a exposição oral. Falar da importância da variação, da especificidade das atividades e refletir sobre a dificuldade de construir conhecimento, informar e formar conceitos, procedimentos e atitudes sem a possibilidade de intervenção dos alunos e sem a utilização de recursos diferenciados.
Esse conjunto de procedimentos favorecerá uma discussão sobre os pressupostos de ensino e aprendizagem
Cada momento de um planejamento prevê um conjunto de operações mentais que poderão desencadear a construção do conhecimento e a metacognição (aplicação das operações mentais em outras situações de aprendizagem). O uso de estratégias diferenciadas favorecerá também a aprendizagem de habilidades e competências: conceitual (verbal) - trata-se de como acessar, selecionar, usar e aplicar os conceitos e informações. Procedimental - que se refere a aprender a fazer. Como por exemplo: fazer leituras de diversos tipos de texto, fazer pesquisa, relatórios, experimentações, relações do que se estuda com a aplicação na vida, analisar gráficos e mapas. Atitudinal- que se refere a aprender a conviver. Habilidade para trabalhar em dupla e em grupo, respeitar as diferenças, saber emitir opiniões, saber trocar idéias e informações sem preconceito, saber ser solidário e colaborador, saber ser empreendedor.
Com as sugestões da apresentação, o coordenador pedagógico poderá:
levantar conhecimento do grupo de professor sobre as estratégias citadas;
propor uma pesquisa de como utilizar as estratégias e sugerir uma apresentação na próxima reunião;
montar uma proposta de utilização de estratégias e orientar no planejamento e aplicação das mesmas.
As estratégias didáticas não podem ser entendidas como sofisticação e devem ser adaptadas e escolhidas utilizando a percepção da realidade, os recursos do ambiente, os recursos materiais disponíveis, os objetivos previstos. É muito comum quando existe uma situação de pouco êxito, buscar procurar um “culpado”, vale nesse momento, falar que o sucesso ou fracasso é fruto de um conjunto de ações. Ex. resultado escolar deve ser analisado nos seguintes aspectos: conteúdo, estratégia, forma de estudo do aluno, avaliação, abordagem do professor, fatores emocionais, fatores externos, etc.
A dinÂmica pode ser trabalhada com a ajuda do orientador educacional ou psicólogo, pois trata-se dos fatores internos e externos que interferem na aprendizagem, e o aluno como sujeito desse processo. Falar da importância da motivação, planejamento e organização dos estudos, do trabalho com Propósito (o que se pretende), Metas (caminhos para se alcançar o propósito) e Ação (fazer do aluno).
O professor pode estimular a participação e despertar o interesse dos alunos na abordagem inicial, nas atividades e na avaliação e estabelece uma relação entre a condução do trabalho do professor com o estímulo e motivação dos alunos para aprendizagem.
5º passo - Leitura e discussão dos textos: Procedimentos de Ensino – situações de experiências e Métodos de ensino.
Os textos ajudarão na compreensão da didática como a arte de conduzir o processo de ensino e aprendizagem.
Projeto Pedagógico Pitágoras
Referência Bibliográfica:
MARTINS, Jorge S. Projetos de Pesquisa - Estratégias e Aprendizagem em sala de aula- Editora Vozes Petrópolis, RJ - 2005
BORDENAVE, Juan Díaz Estratégias de Ensino-aprendizagem – Editora Vozes – Petrópolis, RJ – 1997
COLL, César e Cols. Psicologia da aprendizagem no Ensino Médio – Editora Artmed – Porto Alegre, RS.2003
SANT´ANNA, Ilza M. MENEGOLLA, Maximiliano – Edições Loyola – São Paulo, SP.1989
CANDAU, Maria Vera Rumo à nova didática – Editora Vozes – Petrópolis, RJ.199
Fonte: www.centrorefeducacional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário